quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Devemos ter orgulho de nossa própria história

No decorrer dos anos vividos, temos a tendência de olhar para trás, para os anos passados de nossas vidas e julgar as nossas escolhas, se acertadas ou erradas. Acredito que é uma tremenda injustiça feita contra cada um de nós, afinal é impossível olhar para o passado, hoje, já sabendo o que aconteceu, e com os olhos da experiência de vida atual, pensar que poderia ter sido de outra maneira.
Ora, fizemos e agimos no passado da melhor maneira que pudíamos e sabíamos. No momento do fato ocorrido, agimos da maneira que estávamos preparados e ponto. Não dá pra mudar esta realidade. É o mesmo que cobrar que nossos pais tivessem sido diferentes em nossa criação e educação. Eles fizeram o que sabiam e o melhor que pudiam. Aceitar estes fatos e a própria realidade é fundamental para ficarmos em paz e seguirmos em frente.
Uma outra tendência do ser humano é colocar atenção mais na falta do que no que possui. "A grama do vizinho é sempre mais bonita" diz um ditado popular que ilustra isso. Por outro lado, cada um de nós não colecionou só derrotas ao longo da vida, também tivemos conquistas, vitórias que nos trouxeram até o aqui e o agora e nos levarão para o futuro.
A atitude de não se julgar mais, proporciona a cada um de nós uma vida mais feliz e leve. Ser seu maior fã, isto é o que de melhor pode acontecer pra cada um de nós. Deixar de lado, pelo menos de maneira prioritária, as necessidades dos outros e se colocar como ator principal no espetáculo da nossa própria existência.
Valorize o que tem e quem você tem ao seu lado. Fugir das comparações e entender que somos únicos e que cada um tem sua própria trajetória é fundamental para sermos mais felizes com a própria vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário