quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A origem dos sentimentos de culpa

Dois psicanalistas gaúchos foram ontem ao programa do Jô Soares, na Tv Globo. O tema da entrevista foi muito interessante:os nossos sentimentos de culpa. Nada mais adequado tratar nesta época do ano, em que fazemos um balanço do que conquistamos, perdemos e de onde queremos chegar no ano que vem.
De acordo com os psicanalistas, "sentimento de culpa é um delírio de grandeza" que o ser humano tem, de se achar "mais que um Deus" acreditando ser capaz de ser responsável por fatos que acontecem na sua vida e de outras pessoas. Por exemplo,um namorado que mora em uma cidade diferente de sua namorada e sofre um acidente no trajeto para reencontrá-la. Se esta namorada se sentir culpada pelo acidente, ela estará tendo um delírio de garndeza, como se fosse a responsável pelo fato ocorrido, o que seria uma insanidade.
Mas, pensando melhor, acredito que a origem da culpa é mais profunda. Crescemos em uma sociedade que teve suas bases morais fundadas em duas religiões,judaísmo e cristianismo, que têm na culpa (pecado) sua mola propulsora. Me lembro que nas missas católicas, tem um trecho em que batíamos no peito e dizíamos " minha culpa, minha tão grande culpa". Meu Deus, isto é traumático e material para anos de psicanálise.Como alguém pode ser feliz, se desde criança é induzido a acreditar que é culpado.na minha opinião, o sentimento de culpa mina também a noção de que somos merecedores de coisas boas na vida, "afinal como posso ser feliz se meu irmão sofre".
Esta postura perante a vida nos infantiliza e tira a responsabilidade individual de cada um. Deus já nos deu todas as condições para sermos realizados e felizes. Agora é com cada um de nós. Espero que esta refelexão possa nos ajudar a ser mais leves com a nossa própria vida,sendo menos nossos próprios juízes e carrascos e sem sentir nenhum tipo de sentimento de culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário