terça-feira, 20 de setembro de 2011

Picaretas da auto ajuda

A cada dia que passa surge na praça um novo conferencista, motivador ou outro nome que se dá a pessoas que se aproveitam da boa fé de seres humanos para se colocarem como " salvadores" da baixa estima coletiva,ou como diria Jung, do "inconsciente coletivo". É assustador que em pleno 2011, o número de pessoas comprando livros, cds, dvds destes picaretas da auto ajuda que como se fizessem receita de bolo, ensinam o " gado " a ser feliz.
Acredito que a responsável por isso é a cultura da civilização ocidental, que baseada em religiões dominantes no planeta, ensinam desde criança a cada um a se sentir como um ser inferior, pequeno e indigno, esperando por algo ou alguém que venha salvá-lo.
Lendo as páginas amarelas da revista Veja desta semana, chego a conclusão que a vitimização é a pior praga do planeta e que este mundo de "Polianas" é no fundo, uma desculpa para não se responsabilizar pelo destino da própria vida e do planeta.
E fico preocupado, que diante da carência da sociedade atual, este grupo de aproveitadores se prolifera e passa a ocupar postos importantes cada vez mais. Pensando bem, desde que o mundo é mundo, sempre foi assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário