sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Marketing e o senso de ridículo no futebol

Não há dúvidas que o marketing chegou para ficar no futebol. Não é pra menos: estima-se em um bilhão o número de pessoas no mundo que vivem, direta ou indiretamente do esporte bretão. As cifras geradas por patrocínios em camisas de clubes e a receita gerada pelos pagamentos de direitos de transmissão por parte das emissoras de tv passam de milhões. Tudo isso é ótimo, afinal o futebol é um espetáculo, um entretenimento, uma paixão mundial.
Entretanto, ideias como essa do Santos, de inscrever Pelé no Mundial de Clubes no Japão, saem do campo do marketing para beirar o ridículo. Será que vale a pena a exposição de um senhor de mais de 70 anos de idade, o maior jogador de futebol de todos os tempos, mesmo que seja para que ele entre em campo por alguns minutos. Será que ele se prestará a este papel? Não acredito, afinal sua carreira sempre foi muito bem conduzida.
Basta lembrar a despedida de Ronaldo Fenômeno da seleção brasileira, meses atrás. Mesmo com metade da idade de Pelé, a condição fisica vexatória fez com que o maior artilheiro da história das Copas do Mundo perdesse gols feitos. Aliás, hoje foi cogitado que o Corinthians também inscreverá Ronaldo para disputar minutos finais de partidas, para ser homenageado.
Deixem os ídolos em paz. A imagem de Pelé e de Ronaldo em campo devem ser vistas nos filmes e nos arquivos de tv.
Ou será que alguém imagina que Pujol ou qualquer defensor brucutu pouparia o Rei do Futebol numa dividida de bola numa eventual final Santos contra Barcelona. Eu imagino que não...

Um comentário:

  1. Se eu fosse o barcelona eu inscreveria a vó do messi também.. quem garante que é o Santos que estará com o placar a frente nos minutos finais? Quem garante que o Santos vai chegar na final? Essa diretoria santista só não é considerada a pior por causa dos titulos.. mas salarios astronomicos para jogadoreszinhos que ainda nao provaram tanta coisa é demais..

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